23 julho, 2006

Susto felino

Chego em casa no fim da tarde de hoje, depois de um agradabilíssimo almoço com amigos. Entro no meu quarto, sento na minha cama, e minha gata gorda, a Manchinha Cristina, chega perto pra falar comigo. Passei a mão pelas suas costas, na direção do rabo, e com sempre, dei uma coçada mais caprichada, que ela adora, e empina o rabicó, reação normal de todo gato. Só que... desta vez não funcionou. Ela não empinou o rabinho.
Cheguei mais perto dela, tentei de novo e nada. Aí, peguei a ponta do rabo dela e levantei. Caiu na hora, feito jaca madura. Comecei a ficar preocupada... gatos estão sempre mechendo seus rabos. Aliás, não curtem muito que a gente mecha neles. Mas o rabinho dela tava lá, murchinho, murchinho... resolvi examinar mais cuidadosamente, e bem na base, na junção com o quadril, tinha um inchaço. Eu gelei: podia estar quebrado.
Comecei a pensar coisas horrorosas que poderiam ter acontecido com ela, pra quebrar o rabo. Poderia ter caído da janela, sei lá... e se tivesse caído da janela, poderia ter morrido... essa gata tem 12 anos, nasceu aqui em casa, é a minha filhota pequenininha, minha Preta Pretinha. Bom, liguei pro veterinário. Ele é ótimo, um cara super legal, me orientou: se ela estava bem, e aparentemente não estava com muita dor, eu poderia dar um antinflamatório, e esperar pra levá-la na clínica amanhã, para um exame. Mas como eu sou mãe desesperada, saí correndo prum hospital veterinário que tem aqui perto. Coisa de americano, programa do Animal Planet. Tudo moderno e de primeira linha, inclusive os preços duma emergência domingo de noite, mas tudo bem.
O veterinário que nos atendeu era bem moço, mas muito calmo, simpático. Examinou, examinou e examinou, e chegou à conclusão de que não havia fratura. Mas, sem dúvida, algum trauma aconteceu. Ela deve ter batido em algum lugar, e por causa da dor, não estava mechendo o rabicó. A minha sensação de alívio foi tão grande, que por muito pouco eu não comecei a chorar. Aplicou duas injeções nela: antinflamatório e analgésico, e receitou mais um de cada, pra tomar em casa. A sorte é que eles existem em gotas!
Chegamos em casa, e eu simplesmente desmontei. Parece que passou um trem de carga em cima de mim. Eu estou com um certo medo de ter filhos... vou morrer louca, com cada joelho ralado que acontecer.

7 Comments:

Blogger Jacqueline said...

Que susto Cecilia, heim, Vc teve todo o motivo para se preocupar..gata imovel, mas voce esqueceu de lembrar que ela foi procurar voce na sua cama, a qual, para todo filho ..é o lugar mais seguro do mundo, ela sabia que voce cuidaria dela com todo o carinho que só uma mamãe sabe dar.
melhoras!

9:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mexer é com X, e não com CH....

4:57 PM  
Blogger Cecilia W. said...

Veleu, anônimo... acho que eu preciso para de ler o Veja e começar a ler o Estadão!

6:10 PM  
Blogger Lauro Rocha said...

Amor, não me faz passar vergonha... comessar é com dois S.

7:39 PM  
Blogger Belita said...

Lalritu,
eca valeu minha noite :)

9:38 PM  
Blogger Anunciação said...

Esse Lauro é tão engraçadinho.Mas sabe que graças ao ou à anônimo eu não tive que quebrar minha cabeça pra saber como eu iria te corrigir sem ofender?Tenho trauma de correção desde que eu tive de mentir para um ex que tinha jogado as cartas dele fora pra não devolver todas corrigidas e de tinta vermelha.Mas esse negócio de filho é uma coisa:quando os meus eram pequenos e tinham algum problema,simplesmente me dava um branco na cabeça e eu,em vez de tomar uma providência sensata saia correndo e gritando ao primeiro que aparecesse.Uma vez apareceu um engraçadinho perguntando:ué,vc não é médica?E eu:Não,sou mãe.

3:49 PM  
Blogger Unknown said...

Cecilia li sobre sua gatinha e preciso de ajuda. Também tenho um gatinho ele se chama Nicolau. Tem uns 5 dias q a base do rabo dele esta inchada e deve doer muito, pois ele chora com um simples passar de dedo.Mas ele mexe o rabico para os lados e a ponta também, so não levanta alto como costumava fazer. Eu achei q estava quebrado, mas depois q li sua historia fiquei mais tranquila, gostaria de saber quais remédios e quais dosagens vc deu para sua gatinha. Moro no interior e aqui não tem veterinaria. Se puder me ajudar fico muito agradecida.

Rubia Mara (rubiampbarco@gmail.com)

2:11 PM  

Postar um comentário

<< Home