14 abril, 2009

Bate bola



Futebol, aqui em Porto Alegre, é uma coisa muito séria. Nem política nem religião têm um impacto tão grande na vida do povo, por aqui.
O futebol consegue até que rivais políticos se unam. As desavenças ideológicas são colocadas de lado, em prol de uma solução favorável ao time de futebol de seu interesse.
Dia 4 de Abril comemorou-se o centenário do Sport Clube Internacional, o Colorado, o Campeão de Tudo. Tudo o que se possa imaginar, o Inter já ganhou: campeonato estadual, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Sul Americana, Mundial da Fifa, Copa Dubai, sei lá mais o quê.
Dia 4 de abril foi um sábado. As comemorações começaram à meia noite de desta para sábado, com baile de gala na sede do Inter, a clarearam o dia com uma caminhada indo da Praça Sport Clube Internacional até o estádio do clube, o Gigante da Beira Rio. Nisso, descobri que a tal praça é aqui do lado de casa. E do lado de um hospital também. Imaginem o que não foi o fuzuê...
As comemorações se encerraram no domingo, com o clássico dos clássicos gaúcho: um GRE-NAL. O Grêmio é o maior rival do Inter. Na verdade, são os dois clubes realmente grandes daqui.
Eu, para resolver meus problemas futebolísticos riograndenses, adotei com todo o coração o Brasil de Pelotas. Avante, nação Xavante!! Mas voltemos à vaca fria.
Além de ser GRA-NAL, foi o GRE-NAL do centenário. Questão de honra para o Inter, ganhar do seu principal rival, em casa, e ainda no aniversário de 100 anos!! Foi um jogo tenso, ansioso, mas com vitória Colorada sobre o combalido Grêmio, que está numa crise das bravas esse ano.
Em todas as rádios, em todos os canais de televisão o que mais tem é programa sobre futebol, o que mais se discute é futebol, e o último mês foi particularmente complicado, já que teve o centenário do Inter, e muita, mas muita discussão sobre a má fase do Grêmio.
Você pode comprar DVD’s com as campanhas do seu time preferido, você reúne os amigos em casa para assistir, todos vibram com aquele jogo da final da recopa de 1982 e lágrimas correm como se estivessem no estádio.
Só sei que agora está tudo mais calmo. O Grêmio sem técnico, e avançando na Libertadores, e o Inter cada vez mais perto de conquistar mais um campeonato gaúcho.
Além de torcer para meu querido Xavante não cair para a Várzea, fico olhando o Napoleão jogando seus brinquedinhos pela casa. Acho futebol mais divertido assim.


Ah, um adendo: achei uma foto muito bonitinha aqui em casa, do Lauro bem pequenino, vestindo uniforme completo do Grêmio. O detalhe é que ele é Colorado roxo...

2 Comments:

Blogger Edu Mendes said...

Lendo seu blog (agora gaúcho), lembrei de meu blog português.
Você era visitante assídua nele.
:-)

Bjs

5:32 PM  
Blogger Anunciação said...

Vc nem sonha em fazer essa desfeita pra ele,né?

8:50 PM  

Postar um comentário

<< Home