30 junho, 2009

Sobre o clima

Me prometeram um frio de rachar pedra, na semana passada. Mas esquentou... ontem saí de casa no final da manhã e o dia estava abafado, um calor danado. Vinte e seis graus na rua.
No tempo em que fiquei fora, o tempo fechou. Cheguei em casa por volta das duas e meia da tarde, e encontrei uma vizinha, correndo na rua para pegar o ônibus antes que chovesse. Cinco minutos após eu entrar em casa, choveu. Mas não esfriou.
As chuvas de inverno aqui parecem as de verão em São Paulo. A umidade escorre pelas paredes, se acumula no chão. E a roupa não seca no varal.
O que me impressionou ontem, na verdade, foi a ventania. Parece que juntou uma frente fria com um ciclone extra tropical. Parece que é relativamente comum que cidades pequenas do interior sejam literalmente varridas do mapa, já que as construções de madeira, ainda tradicionais aqui pelo interior não aguentam ventos de até 100km/h.
Raios, trovões, acabou a luz duas vezes, uma beleza. Depois passou. Hoje está um dia radiante, azul, um sol quentinho, e um vento frio que é cruel. Mas ótimo para secar a roupa, hahaha!!
Agora de manhã levei a gata para tomar a última vacina. Estão os dois bem folgados, dormindo na minha cama, onde agora bate um sol que vai até as 3 da tarde. Ê, vidão.