24 abril, 2009

Napoleão José, o Destruidor

O bichinho está já com seus 4 meses e meio. Segundo o veterinário, é nessa idade que ele deve começar a trocar os dentes de leite pelos dentes definitivos. Ainda não vi o gato banguela, mas do jeito que ele morde tudo e todos feito um louco desesperado, a troca deve estar próxima. Espero que acabe logo...
Enquanto isso, o monstrinho vai crescendo. Em pouco mais de 1 mês de bom passadio, o gato cresceu muito e engordou bastante. Na primeira pesagem, 1kg. Na segunda pesagem, 10 dias depois, 1,3kg. Na pesagem de hoje (20 dias após a segunda), 2,1kg. Daqui 1 mês, mais uma sessão de vacinas, e mais uma pesagem. Acho que adotei uma jaguatirica...
Comprei uma colerinha pra ele. Vamos ver se ele se acostuma com o arreio, aí posso levá-lo para se divertir nas árvores aqui em frente ao prédio.

15 abril, 2009

Regionalismos

E, com o tempo, a gente vai aprendendo o dialeto local. O primeiro passo, é conseguir entender as palavras que são ditas numa velocidade muito próxima à da luz. Mesmo que a gente não entenda o significado de algumas delas. Isso vem com o tempo.
Algumas são clássicos, mas eu nunca ouvi, talvez por terem mais cara de ditado do que de linguagem coloquial, mesmo: “me caiu os butiá dos bolso”, “é que nem tosa de porco, muito barulho e pouca lã”, e assim vai.
Mas outras são de uso diário e contínuo, fazem parte do dia a dia. A gente se acostuma, e a grande maioria a gente entende por dedução, já que são bastante óbvias. Outras, nem tanto.
Nas férias de ano novo eu e o Lauro percorremos a Costa Doce. É a parte interna da Lagoa dos Patos, que é balneável, saindo de Porto Alegre até Rio Grande, onde encontra o mar.
Estávamos em Pelotas, pedimos uma informação, e quando agradecemos a moça nos respondeu “de nada, merece!”.
Merece????
O Lauro me explicou: seria como se eu, paulista, dissesse: “que é isso, foi um prazer, sem problemas”, etc e tal. Um “de nada” com delicadeza.
Essa outra eu aprendi hoje.
Fomos ao posto de saúde, de manhã, para tomar vacina contra febre amarela. No posto, fomos informados que as senhas para vacinação de manhã já tinham acabado, mas que voltássemos para pegar senha para o turno da tarde, que começaria às 13:00h. Mas que “a partir da meia hora as senhas já seriam distribuídas”.
Meia hora??
Essa foi mais difícil. Estou lerda, por conta de uma virose que peguei no feriado e me mandou pro hospital no domingo de Páscoa (eu e metade da cidade, diga-se de passagem). O cara do posto falava muuuuuito rápido, e com muitos erros de português. Já dificultou mais. Eu fiquei olhando pro moço com os olhos arregalados e o cérebro travado, com a boca meio aberta, enquanto o Lauro conversava com ele, e logo agradeceu e saímos.
-Mas o que é isso de “meia hora”, Lauro???
A primeira meia hora da tarde, a partir das 12:00. Ou seja, meio dia e meia.
Existe um livro, que o Lauro me deu, um Dicionário de Gauchês. É bem engraçado, mas essas, de dia a dia, só vivendo, mesmo!

14 abril, 2009

Bate bola



Futebol, aqui em Porto Alegre, é uma coisa muito séria. Nem política nem religião têm um impacto tão grande na vida do povo, por aqui.
O futebol consegue até que rivais políticos se unam. As desavenças ideológicas são colocadas de lado, em prol de uma solução favorável ao time de futebol de seu interesse.
Dia 4 de Abril comemorou-se o centenário do Sport Clube Internacional, o Colorado, o Campeão de Tudo. Tudo o que se possa imaginar, o Inter já ganhou: campeonato estadual, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Sul Americana, Mundial da Fifa, Copa Dubai, sei lá mais o quê.
Dia 4 de abril foi um sábado. As comemorações começaram à meia noite de desta para sábado, com baile de gala na sede do Inter, a clarearam o dia com uma caminhada indo da Praça Sport Clube Internacional até o estádio do clube, o Gigante da Beira Rio. Nisso, descobri que a tal praça é aqui do lado de casa. E do lado de um hospital também. Imaginem o que não foi o fuzuê...
As comemorações se encerraram no domingo, com o clássico dos clássicos gaúcho: um GRE-NAL. O Grêmio é o maior rival do Inter. Na verdade, são os dois clubes realmente grandes daqui.
Eu, para resolver meus problemas futebolísticos riograndenses, adotei com todo o coração o Brasil de Pelotas. Avante, nação Xavante!! Mas voltemos à vaca fria.
Além de ser GRA-NAL, foi o GRE-NAL do centenário. Questão de honra para o Inter, ganhar do seu principal rival, em casa, e ainda no aniversário de 100 anos!! Foi um jogo tenso, ansioso, mas com vitória Colorada sobre o combalido Grêmio, que está numa crise das bravas esse ano.
Em todas as rádios, em todos os canais de televisão o que mais tem é programa sobre futebol, o que mais se discute é futebol, e o último mês foi particularmente complicado, já que teve o centenário do Inter, e muita, mas muita discussão sobre a má fase do Grêmio.
Você pode comprar DVD’s com as campanhas do seu time preferido, você reúne os amigos em casa para assistir, todos vibram com aquele jogo da final da recopa de 1982 e lágrimas correm como se estivessem no estádio.
Só sei que agora está tudo mais calmo. O Grêmio sem técnico, e avançando na Libertadores, e o Inter cada vez mais perto de conquistar mais um campeonato gaúcho.
Além de torcer para meu querido Xavante não cair para a Várzea, fico olhando o Napoleão jogando seus brinquedinhos pela casa. Acho futebol mais divertido assim.


Ah, um adendo: achei uma foto muito bonitinha aqui em casa, do Lauro bem pequenino, vestindo uniforme completo do Grêmio. O detalhe é que ele é Colorado roxo...

13 abril, 2009

Casa arrumada

Finalmente, acabou a mudança!!
Já estamos com 95% das coisas arrumadas, o que considero muito satisfatório.
O que sobrou, são aquelas coisas que ninguém mais tem saco de sentar e ver, mas que também já não encomodam tanto assim...
Link para as fotos do apartamento, do gato e da vida gaúcha aqui, ó.
Com legendas explicativas.

Beijos a todos!

05 abril, 2009

Notícias

Não sumi não. É que nos mudamos de apartamento na segunda feira, dia 30 de março, e ainda estamos sem internet. Dependo do note do Lauro com um modem 3G, que só estão disponíveis para mim de noite e nos finais de semana.
Mas está tudo ótimo, o apartamento novo está muito legal, e o gato cresceu muito em 10 dias: de 1kg na primeira pesagem, para 1,3kg na segunda pessagem. Tomou as primeiras vacinas na quinta feira, e daqui uns 20 dias toma as outras. Está lindo, grande e destruidor. Um amor!
Assim que puder, posto fotos de tudo e de todos. Mas até a NET transferir nosso combo, depois de amanhã, continuo sem internet, sem telefone fixo e sem televisão.
Tenho muito para falar também sobre futebol, que aqui no RS é uma coisa interessantíssima.
Beijos a todos!!